Ocultar publicidade | Mostrar publicidade

Receba novidades de Araras

Shopping

Publicidade


Publicidade

ArarasAraras - Um breve Resumo

Araras é uma agradável cidade de aproximadamente 118 mil habitantes, localizada no interior do estado de São Paulo. A cidade é típica de interior, tem clima tropical de altitude e apresenta temperatura amena, entre 18°C e 26°C. É uma cidade com praças bem arborizadas, ganhando assim o título de "Cidade das árvores".

Turismo

O turismo sob várias formas tem se mostrado crescente em Araras, apesar de a cidade não ser privilegiada com aspectos geográficos, mas ainda assim, ser considerada uma das mais belas cidades do País.
A vocação turística de Araras está se desenvolvendo através da Saúde, já que a cidade possui instituições referenciais e de altíssima resolutividade de casos complexos.
O turismo do conhecimento também se expande constantemente, visto que nossas instituições de ensino, notadamente as de nível superior, atraem todos os anos milhares de estudantes de várias partes do País.
Mas a cidade em si, e sua zona rural, também tem seus encantos, próprios de uma cidade do interior formada no final do século 19, com seus imensos cafezais, nas fazendas com sedes belíssimas, muitas bem conservadas.
Iniciativas de aproveitamento desses imóveis para o turismo rural são metas locais.
Há também o rio Mogi Guaçu (região da Cascata) onde de Araras se chega mais facilmente pela estrada municipal Fábio da Silva Prado. Bucólicos núcleos rurais também são boas opções para quem gosta de vivenciar momentos tranqüilos, numa atmosfera com o velho, bom e conhecido espírito interiorano.

ArarasInformações Gerais

Araras é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º21'25" sul e a uma longitude 47º23'03" oeste, estando a uma altitude de 646 metros. Segundo o Censo 2010, sua população era de 118.898 habitantes.
Os municípios limítrofes são: Norte: Leme; Sul: Limeira, Cordeirópolis, Engenheiro Coelho; Leste: Artur Nogueira, Mogi-Guaçu, Conchal; Oeste: Santa Gertrudes, Rio Claro e Corumbataí.

 

População: 118.898 habitantes (IBGE/2010)
Localização: Interior de São Paulo / Microregião de Limeira
Fundação: 15 de agosto de 1862
Área do Município: 643,457 Km²
Densidade Demográfica: 184,78 hab/Km²
Altitude: 629 m
Latitude: 22º21'25" sul
Longitude: 47º23'03´´ oeste
Gentílico: ararense
Distância até a capital: 174 km
Clima: tropical de altitude
IDH: 0,828 muito elevado PNUD/2000
PIB: R$ 2 142 147,060 mil IBGE/2008
PIB per capita: R$ 18 849,46 IBGE/2008
Prefeitura Municipal - Fone/Fax: (19) 3547-3000

ArarasFundação

A fundação da cidade é atribuída aos irmãos Bento de Lacerda Guimarães, barão de Araras, e José Lacerda Guimarães, barão de Arari, originários de Itatiba. As primeiras residências da região surgiram em suas terras por volta de 1862, mas foi a doação de parte da Fazenda São Joaquim (no Município de Limeira) - propriedade que pertence até hoje a seus descendentes, que permitiu a construção da capela que mais tarde se tornaria a igreja matriz da cidade, em 15 de agosto de 1862. O nome "Araras" foi escolhido em referência ao nome do rio que corta a cidade, e também devido ao grande número dessa ave que havia na região.

De paróquia a município

Com a doação do terreno, em 15 de agosto de 1862, foi lançada a pedra fundamental para a construção da igreja. Embora nessa data já houvessem núcleos habitacionais, foi só em 24 de março de 1871 que a paróquia foi elevada à categoria de vila, graças à lei provincial n.º 29, publicada nesta data. A data é comemorada como o aniversário do município. Só em 1879 o povoado foi considerado cidade e em 1892 foi instalada a comarca.

Progresso

Seguindo tendência da época, a cafeicultura alavancou o desenvolvimento da região, inicialmente baseada na mão de obra escrava. No final do século XIX, a massiva imigração europeia trouxe a Araras uma enorme quantidade de italianos. Antecipando-se à própria Lei Áurea, Araras foi uma das primeiras cidade brasileiras a abolir oficialmente a escravidão, em 8 de abril de 1888.

Logo no início do século XX, a cidade também foi pioneira numa das primeiras comemorações ecológicas do país, a Festa das Árvores, em 7 de junho de 1902. Também foi nessa época que se iniciou a atividade que atualmente ainda movimenta a maior quantidade de divisas na cidade: a monocultura de cana-de-açúcar. Inicialmente, o cultivo era voltado para a produção de açúcar, mas hoje a maior parte das colheitas são destinadas à produção de etanol (álcool combustível).

A instalação da primeira fábrica da Nestlé no Brasil foi em Araras, em 1921, sendo, à época, a segunda maior, menor apenas do que a sede em Vevey, Suíça. Até hoje, a multinacional suíça representa um dos maiores contribuintes para as receitas do município, além de criar muitos empregos.

Com a modernização do país na década de 1950, Araras foi mais uma vez pioneira e inovadora e, após muitos anos figurando apenas como uma pequena cidade do interior de São Paulo, a cidade foi eleita por dois anos consecutivos como o município de maior progresso no Brasil (1954 e 1955).

Prêmios

* Município de maior progresso no Brasil (1954 e 1955)
* Município agrícola modelo do Brasil (1966, 1967 e 1968)
* Município modelo do estado de São Paulo (1967)
* Município de maior desenvolvimento do Brasil (1981, 1985, 1986, 1987, 1989 e 1991)

Bandeira ArarasSímbolos do Município

Ao lado, o Bandeira oficial do Município de Araras: Instituída na gestão do prefeito Hermínio Ometto, em 13 de julho de 1953 e representada pelo Brasão de Araras que retrata a historia da cidade.
Foi projetada por Enzo Silveira traz o fundo branco brasão e duas faixas na transversal, nas cores vermelho e preto. Estas fazem menção às cores do Estado de São Paulo.

 

E abaixo, o Hino à Araras.

Cidade Encantamento

Música: Prof. Rubens Parada
Letra: Ideney Gonçalves de Oliveira

Incrustrada na Pátria altaneira,
Como jóia de raro esplendor
Tu traduzes, Araras faceira
A bonança, o progresso, o valor...

As canções do trabalho pujante
Desde o tempo dos velhos barões
Te fizeram tão grande e vibrante
Que transbordam dos bons corações.

Ó Cidade Encantamento,
Jovem, bela, varonil
Ó Cidade Encantamento,
Esperança do Brasil

Das primeiras tu fostes na história
A romper os grilhões dos escravos
E te encheste de paz e de glória
Orgulhosa de filhos tão bravos...                                                                        

Sob manto da Virgem Maria
O teu povo é ordeiro e cristão,
Cada prece do teu dia a dia
E mais doce e sublime oração.

Quando a árvore amiga plantaste,
Numa festa jamais esquecida,
A ternura que então revelaste
É por todos agora seguida.

Cada cana de açúcar de pé
Se traduz em riqueza nos lares
Mas plantastes também o café
E as laranjas dourando os pomares

As indústrias, escolas, usinas,
Prenunciam radioso futuro
E o vigor dos teus jovens destinas
Ao timão do teu barco seguro.

Minha terra, feliz paraíso,
Neste ardente lampejo de afeto
O teu solo desejo por piso
E o teu céu sempre azul como teto...

(canta -se duas estrofes e estribilho)

Brasao ArarasBrasão do Município

Projetado por Enzo Silveira e instituído na gestão Hermínio Ometto, em 13 de julho de 1953, o Brasão de Araras, representa, por seus desenhos, um pouco da história das cidades.
Escudo: referência direta às origens portuguesas. O formato arredondado também é uma herança dos colonizadores do Brasil.
Campo do Escudo: A cor vermelha representa a libertação, a tenacidade, a audácia e a combatividade. O azul, por sua vez, remete a idéia de lealdade, serenidade e glória.
Coroa do Brasão: Evoca os dois fundadores da cidade: Bento de Lacerda Guimarães (Barão de Araras) e José de Lacerda Guimarães (Barão de Arary).
Sol: Representa a libertação pioneira dos escravos de Araras, em 8 de abril de 1888.
Faixa: A cor prata simboliza os rios, em especial, o Ribeirão das Araras.
Coroa Mural: Composta por três torres, lembra a cidade fortalecida e preparada para vencer seus inimigos, além de trazer a idéia de riqueza também.
Escudete: Sobre a cora mural, vê-se uma flor de liz, que representa Nossa Senhora da Conceição do Patrocínio, padroeira da cidade, e também a fé dos ararenses.
Feixe de Canas: Referência a fertilidade do solo de Araras e do cultivo de cana-de-açúcar, principal cultura da cidade.
Ramo de Café: Simboliza a lavoura cafeeira do município, bem como a importância desse produto na economia do Brasil.
Listel: Outra presença prateada no Brasão de Araras. Representa a pureza dos sentimentos do povo, disposto a colaborar com a grandiosidade do país. Ainda faz referência a fatos marcantes na história da cidade como as campanhas abolicionistas, republicanas e constitucionalistas.
Legenda: "Pelo bem da Pátria" é o lema e o pensamento vivo dos ararenses, que tanto elevaram o nome de nossa Pátria.

Fotos da cidade

Fotos de Rafael Garbuio


Publicidade

Portais Minas Gerais - Jacutinga | Monte Sião
Portais São Paulo - Águas de Lindóia | Amparo | Araras | Jaguariúna | Lindóia | Pedreira | Serra Negra

 

© Copyright 2004 A MAIS WEB INTERNET - Líder em Portais Regionais
2013 - araras.com.br - Todos os direitos reservados

amaissweb